Com 16.182 votos, ele comandará a cidade até 31 de dezembro de 2028
Antes das 20h deste domingo (5), a Justiça Eleitoral confirmou a vitória da chapa “Três Rios Não Pode Parar” na eleição suplementar realizada no município de Três Rios, na Região Centro-Sul Fluminense. Jonas Mascarenhas Macedo (Podemos), conhecido como Jonas Dico, foi eleito prefeito e terá como vice Arsonval Macedo, o Liliu (MDB). A dupla recebeu 16.182 votos, o que representa 40,19% dos votos válidos, e ficará à frente do Executivo municipal até 31 de dezembro de 2028.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Peterson Barroso Simão, acompanhou o pleito no Palácio da Democracia, sede do Tribunal, e destacou a tranqüilidade do processo.
“A eleição em Três Rios transcorreu com normalidade e o resultado já foi proclamado às 19h33. Os eleitores trirrienses deram exemplo do direito-dever cívico de votar com ordem e tranqüilidade, fortalecendo a democracia. Juízes, servidores e mesários estão de parabéns pela eleição bem-sucedida”, afirmou o magistrado.
Dos 61.308 eleitores aptos a votar, 43.378 compareceram às urnas distribuídas em 50 locais de votação, resultando em uma taxa de abstenção de 29,25% (17.930). Já os votos brancos e nulos somaram 3.111 (7,17%).
O pleito ocorreu sem incidentes relevantes. A única ocorrência registrada foi um desacato na 108ª Delegacia de Polícia Civil, envolvendo a apreensão de um veículo com propaganda eleitoral nas proximidades de um local de votação.
Segundo o TRE-RJ, nenhuma urna eletrônica precisou ser substituída nas 205 seções eleitorais durante todo o processo.
Os eleitores que não compareceram às urnas têm até 4 de dezembro de 2025 para justificar a ausência, por meio do aplicativo e-Título, do Sistema Justifica (no site do TSE) ou presencialmente na zona eleitoral.
A diplomação dos eleitos está marcada para o dia 29 de outubro, no Fórum da cidade, sob responsabilidade do Juízo da 174ª Zona Eleitoral. O ato atesta oficialmente que o candidato foi eleito e está apto a tomar posse, cerimônia que ocorrerá na Câmara Municipal de Três Rios.